terça-feira, 18 de agosto de 2015

Big Data vai avaliar competências para século 21 - Por Marina Lopes - Porvir.org

"Avaliar o desenvolvimento de competências para o século 21 pode ser uma tarefa complexa, principalmente quando se pensa em escala. Como medir o que os alunos aprendem enquanto trabalham na resolução de problemas ou interagem com os colegas? Na última terça-feira (4), durante o 4º Seminário Internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, realizado em São Paulo, pesquisadores da Universidade de Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, discutiram o papel do Big Data na educação e como avaliar situações complexas de aprendizagem.

Diferente dos métodos que verificam o conhecimento em disciplinas como português, matemáticas ou ciências, as aprendizagens complexas exigem outras métricas e observações atentas sobre empenho dos alunos. “A nossa preocupação e a nossa agenda é tentar criar formas de medir o aprendizado que importa”, defendeu o professor Paulo Blikstein, diretor do centro de pesquisas em educação Lemann Center, na Universidade de Stanford.

Crédito: faithie / Fotolia.com

De acordo com Blikstein, a ausência de mecanismos para escalar a avaliação de aprendizagens das competências para o século 21 vai aprofundar as desigualdades entre escolas públicas e particulares, já que as políticas públicas se concentram em ensinar apenas o que pode ser medido. “Vamos deixar os alunos das escolas públicas relegados às pedagogias do século 19, que é o que conseguimos medir com testes de múltipla escolha”, afirma."

Leia na íntegra em: http://porvir.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário