No dia 16 de julho de 2014, ocorreu o segundo encontro
do Grupo de Leitura do Núcleo de Estudos de Currículo da Educação Profissional
e Tecnológica (NECEPT). Dando continuidade a discussões, a equipe iniciou apresentando
algumas informações que respondem questões levantadas no primeiro encontro
relacionadas a missão da instituição. Foi apresentada também uma síntese do
mapeamento do processo de elaboração e atualização de currículo e o foco de
pesquisa e estudos do NECEPT: as ferramentas que operacionalizam a elaboração e
atualização dos currículos.
Na segunda etapa do encontro, com base no mapeamento
da fase de iniciação, foi proposta uma discussão para validar as informações
necessárias para iniciar a elaboração ou atualização de currículos das
Habilitações Técnicas de Nível Médio. Para balizar as discussões em torno dos
documentos referenciais, foram selecionadas três bibliografias:
DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa.
Habilidades, uma questãode competência? In: _____. Competências, habilidades e
currículos de educaçãoprofissional – crônicas e reflexões. São Paulo : Senac
São Paulo, 2000. Pg. 45-67.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth.
Identidade ediferença. In: _____. Teorias de Currículo. São Paulo : Cortez,
2001. Pg.206-232.
RAMOS, Marise Nogueira. Conceitos para a
construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a
formação humana. In:_____. Políticas e diretrizes para a educação profissional
no Brasil. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011. Pg. 21-39.
Participaram do encontro, 12 profissionais que
atuam na Unidade do Ensino Técnico e Médio (CETEC), entre eles, representantes
do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC) e do Departamento de
Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (DCTPG).
Nenhum comentário:
Postar um comentário