quarta-feira, 16 de julho de 2014

2o. Encontro do Grupo de Leitura do NECEPT

No dia 16 de julho de 2014, ocorreu o segundo encontro do Grupo de Leitura do Núcleo de Estudos de Currículo da Educação Profissional e Tecnológica (NECEPT). Dando continuidade a discussões, a equipe iniciou apresentando algumas informações que respondem questões levantadas no primeiro encontro relacionadas a missão da instituição. Foi apresentada também uma síntese do mapeamento do processo de elaboração e atualização de currículo e o foco de pesquisa e estudos do NECEPT: as ferramentas que operacionalizam a elaboração e atualização dos currículos.

Na segunda etapa do encontro, com base no mapeamento da fase de iniciação, foi proposta uma discussão para validar as informações necessárias para iniciar a elaboração ou atualização de currículos das Habilitações Técnicas de Nível Médio. Para balizar as discussões em torno dos documentos referenciais, foram selecionadas três bibliografias:

DEFFUNE, Deisi; DEPRESBITERIS, Léa. Habilidades, uma questãode competência? In: _____. Competências, habilidades e currículos de educaçãoprofissional – crônicas e reflexões. São Paulo : Senac São Paulo, 2000. Pg. 45-67.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Identidade ediferença. In: _____. Teorias de Currículo. São Paulo : Cortez, 2001. Pg.206-232.

RAMOS, Marise Nogueira. Conceitos para a construção de uma concepção de educação profissional comprometida com a formação humana. In:_____. Políticas e diretrizes para a educação profissional no Brasil. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011. Pg. 21-39.


Participaram do encontro, 12 profissionais que atuam na Unidade do Ensino Técnico e Médio (CETEC), entre eles, representantes do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC) e do Departamento de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (DCTPG). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário