quarta-feira, 28 de maio de 2014

Encontro do Grupo de Leitura do NECEPT

No dia 27 de maio de 2013, ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Leitura do Núcleo de Estudos de Currículo da Educação Profissional e Tecnológica (NECEPT). O objetivo do Grupo de Leitura é promover espaços de discussão de temas relacionados ao currículo da Educação Profissional e Tecnológica. Neste primeiro encontro, debateu-se como a noção de competência está sedimentada nos currículos dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. Para balizar as discussões, a equipe do NECEPT selecionou três bibliografias:
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; DINIZ, João Batista; VILHENA, Rosa Maria. A gestão por competências. In:______. Gestão por competências e gestão do conhecimento. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p. 41 – 69.
RAMOS, Marise Nogueira. A noção de competência na relação trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. In: CARVALHO, Maria Lúcia Mendes de. (Org.). Cultura, saberes e práticas: memórias e história da Educação Profissional. São Paulo : Centro Paula Souza, 2011. p. 15 – 34.
PERRENOUD, Philippe. É possível desenvolver competências sem questionar os conhecimentos? In:______. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 09 -26.

O encontro foi iniciado com uma breve apresentação do NECEPT, expondo os objetivos, metas da equipe responsável, assim como os resultados intermediários dos estudos e pesquisas que ocorreram ao longo do primeiro semestre. Foram apresentadas também algumas questões iniciais que intrigam a equipe do NECEPT e que motivaram a proposição de um espaço para estudo, discussão e debate. A primeira proposta coletiva teve a intenção de identificar os aspectos chave dos textos selecionados e as possíveis conexões entre eles. Posteriormente, como uma atividade de fechamento do encontro, foi proposta a elaboração de uma lista de conclusões e interrogantes resultantes do debate, que pautarão os encontros futuros do grupo. Participaram do encontro, 14 profissionais que atuam na Unidade do Ensino Técnico e Médio (CETEC), entre eles, representantes do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC), do Departamento de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (DCTPG), e do Grupo de Supervisão Escolar (GSE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário