No dia 27 de maio de 2013, ocorreu o
primeiro encontro do Grupo de Leitura do Núcleo de Estudos de Currículo da
Educação Profissional e Tecnológica (NECEPT). O objetivo do Grupo de Leitura é
promover espaços de discussão de temas relacionados ao currículo da Educação
Profissional e Tecnológica. Neste primeiro encontro, debateu-se como a noção de
competência está sedimentada nos currículos dos cursos técnicos oferecidos pela
instituição. Para balizar as discussões, a equipe do NECEPT selecionou três
bibliografias:
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; DINIZ,
João Batista; VILHENA, Rosa Maria. A gestão por competências. In:______. Gestão por
competências e gestão do conhecimento. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV,
2009. p. 41 – 69.
RAMOS, Marise Nogueira. A noção de competência na relação
trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. In: CARVALHO, Maria
Lúcia Mendes de. (Org.). Cultura, saberes e práticas: memórias e história da
Educação Profissional. São Paulo : Centro Paula Souza, 2011. p. 15 – 34.
PERRENOUD, Philippe. É possível desenvolver competências sem
questionar os conhecimentos? In:______. Desenvolver competências ou ensinar
saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 09
-26.
O encontro foi iniciado com uma breve
apresentação do NECEPT, expondo os objetivos, metas da equipe responsável,
assim como os resultados intermediários dos estudos e pesquisas que ocorreram ao
longo do primeiro semestre. Foram apresentadas também algumas questões iniciais
que intrigam a equipe do NECEPT e que motivaram a proposição de um espaço para estudo,
discussão e debate. A primeira proposta coletiva teve a intenção de identificar
os aspectos chave dos textos selecionados e as possíveis conexões entre eles. Posteriormente,
como uma atividade de fechamento do encontro, foi proposta a elaboração de uma
lista de conclusões e interrogantes resultantes do debate, que pautarão os
encontros futuros do grupo. Participaram do encontro, 14 profissionais que
atuam na Unidade do Ensino Técnico e Médio (CETEC), entre eles, representantes
do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC), do Departamento de
Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão (DCTPG), e do Grupo de Supervisão Escolar
(GSE).
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