sexta-feira, 14 de março de 2014

Levantamento bibliográfico - NECEPT 2014

BARATO, Jarbas Novelino. Escritos sobre tecnologia educacional e educação profissional. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2008.
DEFFUNE, Deise. Competências, habilidades e currículos de educação profissional – crônicas e reflexões. 3ª ed. São Paulo: Senac, 2009.
ESTEBAN, Maria Teresa. Escola, currículo e avaliação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FERRETI, Celso. Trabalho, formação e currículo. 1ª ed. São Paulo: Editora Xamã, 1999.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do capitalismo real. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Editora Cortea, 2012.
GOMES, Heloisa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A ação docente na educação profissional. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2004.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes para a educação do futuro. 1ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2006.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hironaka. Gestão do conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Bookman, 2012.
PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; MOURA, Arlete Pereira (Org.). Políticas educacionais e (re) significações do currículo. 1ª ed. São Paulo: Editora Alínea, 2006.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensina saberes? A escola que prepara para a vida. 1ª ed. São Paulo: Editora Penso, 2013.
RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional: história e legislação. 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.
RAMOS, Marise Nogueira. A noção de competência na relação trabalho e educação: superando mitos e traçando horizontes. In: CARVALHO, Maria L. M. de (Org.). Cultura, saberes e práticas: memórias e história da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2011. P. 15-33.
RAMOS, Marise Nogueira. Políticas e diretrizes para a educação profissional no Brasil. 1ª ed. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, Marise Nogueira.  A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 23, n.80, p. 401-422, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ es/v23n80/12939.pdf
REHEM, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2009.
ROPÉ, Françoise. Saberes e competências. 1ª ed. Campinas: Papirus, 1992.
SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. 7ª ed. São Paulo: Editora Artmed, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. São Paulo: Penso, 1998.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

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