Na última quinta-feira (26/09/2013),
foi realizado o V Encontro do Núcleo de Estudos de Currículo da Educação
Profissional e Tecnológica (Necept), no Auditório Laranja, do Centro de
Capacitações do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
O encontro contou com a apresentação do professor Luis Eduardo Fernandez
Gonzalez, membro do Necept e coordenador do Eixo Tecnológico de Informação e
Comunicação, no Grupo de Formulação e Análises Curriculares (GFAC). O tema da
apresentação foi “Inovação curricular para Habilitações de Ensino Técnico
Integrado ao Médio (ETIM) do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação. Na
apresentação o professor Luis Eduardo expôs algumas concepções iniciais que
darão formato para as inovações no currículo integrado. Estiveram presentes no
evento 42 profissionais que atuam no CEETEPS, entre eles, diretores,
coordenadores, docentes e administrativos.
Na apresentação, a questão da
integração foi problematizada, foi justificada a necessidade da mudança dos
currículos da Habilitações ETIM. Foi apresentado um breve panorama histórico da
questão da integração do Ensino Técnico com o Ensino Médio no Brasil e um
diagnóstico do estado atual das Habilitações ETIM do ETIC: currículo estático,
cerceador, pouca integração entre Médio e Técnico, evasão escolar, entre
outros. Com base neste diagnóstico o professor Luis Eduardo apresentou: ações
emergenciais para interferir nesta problemática, como a elaboração de Perfil
Profissional Integrado, a elaboração de mecanismos, ferramentas-chave para
promover o alinhamento entre conteúdos do Médio e Técnico (bases científicas,
contextualização técnica); e ações de médio prazo: proposta de um currículo
flexível. Expôs que esta concepção de currículo flexível deve contextualizar o
comportamento dos estudantes da geração Z, as mudanças no mundo do trabalho na
área da Tecnologia da Informação (TI), e as leis estabelecidas pelas Políticas
Públicas de Educação no Brasil. Além disso, este currículo flexível deve permitir
uma ampla gama de formação profissional, deve ter um enfoque nas disciplinas
transversais, deve permitir uma trilha de aprendizagem flexível, deve levar em
conta a questão da aprendizagem significativa, deve ser um currículo orientado
pelo desenvolvimento de competências, entre outras questões apresentadas.
A partir destas concepções o
professor Luis Eduardo apresentou o modelo geral de organização curricular que
pretende-se implantar como piloto a partir de 2015. Falou de possíveis
problemas e desafios que a equipe responsável pela elaboração deste currículo
deve enfrentar no desenvolvimento desta tarefa e terminou sua apresentação
explicando que a estrutura curricular final, será fruto de um projeto de estudo
em equipe que será desenvolvido ao longo de 2014 que tem como objetivo
fundamentar a proposta de inovação curricular em marcos teórico-conceituais e
teórico-metodológicos. Depois da apresentação o professor Luis Eduardo mediou
um espaço aberto para debates e discussões a respeito do modelo apresentado.
Ao final do encontro foi apresentado
o planejamento geral do Necept em 2014 e o direcionamento do Necept, que deve
assumir uma função de promover estudos, pesquisas, debates e reflexões sobre o
currículo do Educação Profissional e Tecnológica dentro do GFAC. Todos os
presentes foram convidados a participar da convocatória de artigos para a II
Revista do Necept, que ocorrerá no início de 2014.
O próximo Encontro do Necept
ocorrerá no mês de abril de 2014, no Centro de Capacitações do CEETEPS. Oportunamente
será informada a programação do encontro. Para mais informações, favor entrar
em contato por e-mail: adriano.sasaki@centropaulasouza.sp.gov.br , ou por telefone: (11) 3324-3933 ou (11) 3324-3928 (conversar com
Adriano Sasaki).
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